Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 08:48h

Profissionais e estudantes discutem novas diretrizes para o ensino da fisioterapia no Piauí

Publicado em: Domingo, 03 de Julho de 2016, 19:03h - Por: Redação

Terminou neste sábado (2) o I Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia do Piauí, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (FACIME/ UESPI) com o objetivo de discutir e elaborar propostas para a composição das diretrizes de ensino da fisioterapia no Piauí.

Durante dois dias, os participantes debateram sobre as diretrizes necessárias para a formação de um profissional com competências e habilidades adequadas para atender pacientes com diferentes patologias. Para Marcelino Martins, presidente do Crefito14 e membro da Comissão fiscalizadora do ensino de Fisioterapia junto ao Ministério da Educação (MEC) para a região Nordeste, o Fórum foi um momento ímpar para a troca de experiências e produção de conhecimento, que serão fundamentais para a avaliação das atuais práticas pedagógicas do ensino ofertado aos futuros profissionais.

"É a partir de encontros como este que construímos os rumos da profissão. Um esforço conjunto que vem sendo feito desde o ano passado e tem como meta um ensino moderno focado na formação de profissionais mais qualificados, éticos e conscientes do seu papel social”, avalia Marcelino Martins.

De acordo com o presidente do Crefito14, ao final das avaliações um documento será elaborado com novas propostas pedagógicas e será enviado a Brasília. O evento contou com a participação de fisioterapeutas, professores, acadêmicos, coordenadores de curso de fisioterapia, preceptores e residentes de pós-graduações/residências, gestores e coordenadores de serviços de fisioterapia no Estado.