Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 19:35h

Profissionais elaboram propostas para o ensino da fisioterapia no Piauí

Publicado em: Domingo, 03 de Julho de 2016, 18:59h - Por: Redação

Debater e elaborar novas propostas para o ensino da fisioterapia no Piauí é a proposta do I Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia do Piauí.  O evento começou nessa sexta-feira (1º) e seguirá durante todo esse sábado (2), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (FACIME/ UESPI)

O Fórum reúne fisioterapeutas, professores, acadêmicos, coordenadores de curso de fisioterapia, preceptores e residentes de pós-graduações/residências, gestores e coordenadores de serviços de fisioterapia no Estado.

 Marcelino Martins, presidente do Crefito14 e membro da Comissão fiscalizadora do ensino de Fisioterapia junto ao Ministério da Educação (MEC) para a região Nordeste, enfatiza que a realização do I Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia do Piauí faz parte de um novo trabalho realizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

“Desde o ano passado o COFFITO tem investido na avaliação da qualidade do ensino ofertado aos futuros profissionais. A comissão de conselheiros federais, da qual faço parte, e que atuam junto ao MEC na avaliação dos cursos de fisioterapia em todo o Nordeste, é resultado desse esforço. No Piauí, queremos avaliar as atuais práticas pedagógicas e elaborar propostas que serão enviadas, via documento, à Brasília. Um ensino moderno refletirá, com certeza, em profissionais mais qualificados e conscientes de seu papel social e postura ética, o que é fundamental para os serviços de saúde em nosso Estado”, avalia Marcelino Martins.

A fisioterapeuta Francisca Rego, presidente nacional da ABENFISIO, considera que as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) precisam evoluir. Francisca Rego também ressalta que os fisioterapeutas formados nas diversas instituições de ensino atuam no Sistema Único de Saúde e, portanto, atendem a maior parcela da população.

"Já são 14 anos de um modelo  de DCN's que precisa ser melhorado. As políticas de saúde e de educação precisam de reformulação e os indicadores epidemiológicos nos apontam essa necessidade. Desde o ano passado a ABENFISIO vem promovendo, em todo o país, esses debates com os profissionais de serviços, professores e acadêmicos da área. A fisioterapia ainda não consegue atender plenamente a sociedade, que clama por serviços de fisioterapia que ainda não recebe. Esse debate é muito oportuno. Nós precisamos mudar essa realidade", avalia Francisca Rego.

Os fisioterapeutas Arthur Medeiros e Michele Guiot, membros da ABENFISIO nacional, também contribuíram com as oficinas de produção do Fórum. Em breve, a ABENFISIO também terá uma representação no Piauí. O conselheiro Rodrigo Amorim e a fisioterapeuta e professora da UESPI, Daisy Sayuri Ikeda, estarão à frente do trabalho.

Débora Alves, presidente do Crefito14 Jovem, destacou a importância da participação dos acadêmicos nesse processo. "Os universitários serão os futuros profissionais e tem sido importante incluí-los nas discussões que possam melhorar o ensino da fisioterapia no Piaui".  O acadêmico de fisioterapia Raul Denner, representando o Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi), complementa que a participação dos futuros fisioterapeutas proporcionará um ensino moderno e mais próximo da comunidade.

O I Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia do Piauí é uma iniciativa da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) em parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 14), CREFITO14 Jovem e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).