Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 07:59h

Crefito 14 participa do aniversário da Associação dos Cegos do Piaui

Publicado em: Quarta-feira, 22 de Junho de 2016, 19:09h - Por: Redação

Reconhecida por oferecer serviços que promovem a inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes setores da sociedade, a Associação dos Cegos do Piauí (Acep) comemora, nesta terça-feira (21), 49 anos.

O presidente do Crefito 14, Marcelino Martins e acadêmicos do 1º período do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), participaram do evento comemorativo, realizado na sede da entidade.

“Neste momento representativo, reforça-se a importância da manutenção de espaços como esse, que desenvolvem ações que empoderam as pessoas com deficiência visual. E trouxemos um grupo de alunos da UESPI para que eles conheçam a Acep e, quem sabe, despertem o interesse em desenvolver projetos que possam contribuir para a melhoria da coordenação motora e postura corporal, por meio da Fisioterapia”, destaca Marcelino Martins, presidente do Crefito 14.

Deuselina Andrade, administradora geral da Associação dos Cegos do Piauí, explica que a associação trabalha para resgatar a cidadania dos deficientes visuais e para que elas possam ter voz e vez ativa na sociedade.

“Ao longo desses 49 anos, muitas conquistas foram semeadas. Vários usuários dos nossos serviços já foram aprovados em concursos públicos, vestibulares e inseridos no mercado de trabalho, o que para nós é motivo de grande satisfação”, acrescenta a administradora geral da Acep.

Também participaram das atividades Antenilton Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE); Mauro Eduardo, secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, dentre outras autoridades. Durante o evento, foi realizado uma celebração litúrgica como parte das atividades comemorativas pelo aniversário da instituição.