Sábado, 20 de Abril de 2024, 08:25h

Fisioterapeuta é autorizado pelo COFFITO a aplicar técnica Dry Needling

Publicado em: Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 17:53h - Por: Redação
Foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 8 de setembro, o acórdão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhecendo o Dry Needling como recurso do Fisioterapeuta. A técnica, também conhecida como Agulhamento a Seco, é utilizada como um método eficaz para o tratamento de dores e tensões musculares. Agulhas semelhantes as da acupuntura são inseridas em partes do corpo e agem nos nódulos de tensão muscular, promovendo o bem-estar do paciente.

Para Marcelino Martins, presidente do Crefito 14, a categoria está feliz com este avanço, tendo em vista que os profissionais agora podem atuar com mais segurança nesta área. “O Dry Needling é um recurso utilizado na diminuição e cura de dores de origem muscular, que pode também ser inserido juntamente com outras terapias. A decisão é importante, pois a filosofia aplicada pelos profissionais que atuam com o chamado agulhamento a seco é diferente da acupuntura. Os fisioterapeutas e, especialmente, a sociedade ganham com esta boa decisão”, declara  o presidente.

Muitos locais que realizavam o procedimento foram fiscalizados pelos Crefitos, com a justificativa de praticarem o procedimento de acupuntura. Por isso, é necessário ressaltar que o Dry Needling é uma prática relacionada com a área manipulativa, além disso vista como uma terapia manipulativa intramuscular. O objetivo do procedimento é liberar a tensão do corpo e dores musculares. As associações de acupuntura compreenderam a natureza da técnica, contribuindo para a aprovação do acordão. 

"Certamente é um avanço importante para o reconhecimento e fortalecimento da profissão Fisioterapeuta", finaliza Marcelino Martins.