Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 01:54h

COFFITO promove reunião em Teresina e debate novas ações para a Terapia Ocupacional

Publicado em: Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 17:51h - Por: Redação

Na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª região do Piauí (Crefito 14), localizado no condomínio Eubusiness, aconteceu um encontro, nesta sexta-feira (9), com a nova vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Drª Patrícia Luciante Santos de Lima e com representantes dos Crefitos da 1ª Região (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte), da 6ª Região (Ceará), da 7ª Região (Bahia e Sergipe) e da 14ª Região (Piauí). A ideia é dialogar sobre  políticas públicas na área da Terapia Ocupacional e novas iniciativas para o exercício da função.

A nova presidência do COFFITO, atuante desde junho de 2016, vem buscando estratégias e sugestões em todo o Brasil com o intuito de melhorar os protocolos de atendimento à população. Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, é uma boa oportunidade de analisar os principais desafios da profissão, buscando sempre o aprimoramento do trabalho. 

“A Terapia Ocupacional é muito importante para a promoção da autonomia das pessoas com dificuldades, por conta de problemas físicos, mentais ou emocionais. Precisamos sempre manter o diálogo, sugerindo políticas públicas. O propósito dos nossos encontros é contribuir para o melhoramento da atuação dos profissionais e a inserção deste trabalho na saúde pública”, destaca o presidente.

De acordo com a vice- presidente do COFFITO, Drª Patrícia Luciante Santos de Lima, estas reuniões buscam também uma maior aproximação dos Crefitos de todo o país. “Nestes encontros observamos de perto os desafios existentes em cada local, mas também ficamos mais próximos dos Crefitos. Desta forma, nos sentimos mais seguros para a tomada de decisões que tragam melhorias para a nossa categoria de forma satisfatória”, afirma a vice-presidente. Ela é  formada há 22 anos e a primeira terapeuta ocupacional do Brasil a ser reconhecida como perita judicial.

Estiveram presentes no encontro a vice-presidente do Crefito 14 (Piauí), Leila Mendes; a vice-presidente do Crefito 6 (Ceará), Luziane Feijó; a vice-presidente do Crefito 1 (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte), Leiliane Gomes; e a vice-presidente do Crefito 7 (Bahia e Sergipe), Célia Azevedo.