Sábado, 27 de Abril de 2024, 02:01h

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Publicado em: Domingo, 06 de Junho de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 06 de junho, tem como objetivo a prevenção de doenças na 1ª fase da vida. O exame neonatal é capaz de identificar se o bebê nasceu com alguma doença. Esse diagnóstico é importante e gratuito tanto na rede pública como particular e pode detectar 6 enfermidades, mas o Congresso aprovou recentemente a lei 14.154, que amplia para 50 as doenças que serão rastreadas pelo teste.

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame obrigatório realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do 3º dia de vida, e que ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas, e, dessa forma, caso seja identificada alguma alteração, o tratamento pode ser iniciado logo em seguido, evitando complicações e promovendo a qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas. Neste ano de 2021, em maio, foi aprovada a ampliação do teste do pezinho em todo território brasileiro pelo Sistema Único de Saúde, em que será possível identificar até 50 doenças raras. No entanto, a implantação do teste do pezinho ampliado está prevista apenas para o ano seguinte. O primeiro passo para um futuro saudável.


Fonte: #teste #bebe #saude #primeirafase #crefito14