Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 06:04h

Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Publicado em: Domingo, 06 de Junho de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 6 de junho, é instituído o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. A data, instituída pela Lei n° 12.026/2.009, tem o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimaduras. Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. 
 
As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida. São classificadas em 3 graus. o 1º grau: também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. De 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. 3º grau: queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. 
 
A maioria das queimaduras podem ser tratadas em casa, no entanto, é aconselhado ir ao hospital quando a queimadura é maior que o palmo da mão, surgem muitas bolhas ou é uma queimadura de terceiro grau, que afeta as camadas mais profundas da pele. Além disso, se a queimadura também acontecer em regiões sensíveis como mãos, pés, genitais ou rosto, também se deve ir ao hospital. Informe-se e proteja-se!


Fonte: #crefito14 #queimaduras #combateaqueimaduras #conscientizacao #informacao