Sábado, 20 de Abril de 2024, 06:04h

Dia Nacional da Equoterapia

Publicado em: Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021, 12:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, 09/08, é o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei Federal nº 12.067, de 29 de outubro de 2009, com o intuito de difundir a prática da Equoterapia junto à sociedade brasileira. Há mais de 30 anos, A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) é a instituição responsável pela normatização da prática no país.

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais. É uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

O Fisioterapeuta é dos profissionais que compõem a equipe mínima multidisciplinar de equoterapia, com a sua atuação utilizando método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.

Fonte: Ministério da Saúde.


Fonte: #equoterapia #fisioterapia #terapiaoculpacional #crefito14