Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 19:18h

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado em: Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021, 17:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, hoje, 09/08, comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 49/214 de 23 de dezembro de 1994. A comemoração busca garantir autodeterminação e direitos humanos às etnias indígenas do planeta, que, apesar de terem assistência em alguma medida, enfrentam discriminação. No entanto, continuam resistindo e lutando por seu lugar no mundo.

A data também busca promover a reflexão sobre as  condições de existência dos povos indígenas, a Organização das Nações Unidas (ONU), também lembrada anualmente em referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982, foi criado para discutir pautas dos direitos humanos e como poderiam proteger os povos indígenas.

Hoje, é uma homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitiram para as mais diversas civilizações no mundo. Data de preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.

 


Fonte: #povosindigenas #direito #garantia #cultura #crefito14