Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 19:56h

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Publicado em: Domingo, 08 de Agosto de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, hoje 08/08, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Data para conscientizar as pessoas para mudança de hábitos e uma alimentação mais saudável, e atenção ao controle do colesterol. O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. 

Entretanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. 

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. 

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico. Pequenos hábitos podem ajudar no controle do colesterol. Fique atento à sua saúde.

Fonte: Ministério da Saúde, SBC, SBGG.


Fonte: #colesterol #concientizacao #crefito14