Terça-feira, 19 de Março de 2024, 00:41h

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Publicado em: Domingo, 30 de Maio de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, (30/05) comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM). A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Durante todo o mês de maio e no início de junho ocorrem atividades em prol de conscientização da enfermidade.

Neste ano de 2021 a campanha terá como tema “Visibilidade” e o slogan escolhido “A minha EM invisível”. De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) a EM é uma doença que se dá em jovens com sintomas neurológicos diversos e acomete pessoas em torno de 35 anos de idade. E apesar de ser uma doença bastante grave, se diagnosticada precocemente e tratada da forma correta, a pessoa pode ter uma vida normal.

A EM doença neurológica, crônica e autoimune, na qual o sistema imune ataca a mielina, membrana que recobre certas fibras nervosas e que permite a transmissão mais rápida de sinais. Com isso, a comunicação entre o cérebro e os nervos é comprometida. Ao longo do tempo, pode haver danos irreversíveis aos nervos. É importante esclarecer: a Esclerose Múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa, não é suscetível de prevenção, não tem cura até o momento e seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desacelerar sua progressão.


Fonte: #crefito14 #diamundialdaesclerosemtipla #saude #conscientizacao