Terça-feira, 19 de Março de 2024, 04:49h

Dia Mundial de Combate ao Fumo

Publicado em: Segunda-feira, 31 de Maio de 2021, 12:00h - Por: Ascom CREFITO-14

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, anualmente, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.
 
Neste momento de pandemia, há inúmeros motivos para parar de fumar como forma de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a deixarem de fumar, entre eles, são: O uso de tabaco, principalmente o fumo, tira o fôlego; O tabaco destrói o seu coração; O tabaco causa mais de 20 tipos de câncer; Os fumantes têm maior probabilidade de perder a visão e a audição; O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo; O uso de tabaco e nicotina prejudica seu bebê; O tabaco polui o ambiente. Viver bem é viver com saúde.


Fonte: #crefito14 #diamundialdecombateaofumo #combateaofumo #saude #diasemtabaco