Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 22:40h

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Publicado em: Sexta-feira, 28 de Maio de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A ação da Saúde da Mulher atua para promover a atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida, tendo em vista as questões de gênero, de orientação sexual, de raça/etnia e os determinantes e condicionantes sociais que impactam na saúde e na vida das mulheres.

A data tem como principal objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres, tais como: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade. A saúde da mulher é importante! A crise de saúde pública agrava os riscos para essa parcela populacional que vive em vulnerabilidades cruzadas, particularmente aquelas em que os sistemas econômicos e de saúde são frágeis.
 
Apesar dos progressos, os direitos humanos e, particularmente, os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres continuam a ser sistematicamente violados em todo o mundo, demonstrando que a mobilização, tanto dentro como além das comunidades, continua sendo essencial para resistir aos retrocessos e avançar na luta pela justiça para todos. Preconizando a assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, foca na realização de ações na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde da mulher.


Fonte: #crefito14 #saudedamulher #diainternacionaldelutapelasaudedamulher