Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 13:57h

Dia Mundial do Brincar

Publicado em: Sexta-feira, 28 de Maio de 2021, 15:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa de Freda Kim, presidente da International Toy Library Association, ITL. O Dia Internacional do Brincar é celebrado anualmente, em 28 de maio. Foi comemorada pela primeira vez no ano 2000 a data  ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF. O dia 28 de maio foi eleito por ser a data de aniversário da ITLA e, atualmente, o Brasil e mais de 40 países comemoram o dia.
 
Este dia evidencia que o brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. E também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que assegura os direitos das crianças e adolescentes, em destaque aqui, para o direito ao lazer e à cultura. O intuito do dia é incentivar as brincadeiras, o tempo de qualidade gastos nela e o envolvimento dos familiares com as crianças, considerando, que as atividades auxiliam no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo dos participantes.


Em meio ao isolamento social, muitos responsáveis estão inventando e reinventando brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, que são fontes de distração, lazer e aprendizado para as crianças. Toda criança tem o direito de Brincar!
 


Fonte: #crefito14 #diadobrincar #direito #brincar