Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 16:55h

Dia Internacional da Tireoide

Publicado em: Terça-feira, 25 de Maio de 2021, 16:20h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 25 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Tireoide. Foi fundada pela Federação Internacional de Tireoide, em 2008. Onde se inicia também, a Semana Internacional da Tireoide com a campanha de prevenção que tem como principal objetivo conscientizar o entendimento dos problemas da Tireóide e dos desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível mundial.

A patologia tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Os hormônios produzidos pela tireóide são os T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) - agem na função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo.

Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). No hipertireoidismo o corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sentindo-se com muita energia, mas também muito cansada. Se a produção de hormônio é insuficiente, provoca o hipotireoidismo. O organismo começa a funcionar mais lentamente: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Viva bem. Viva com saúde. Trata! Cuide-se!

A assistência da fisioterapia no tratamento da Tireóide pode ajudar na recuperação funcional da região cervical, do ombro, da articulação temporomandibular, dos músculos da face e da mastigação. Assim, caso ocorra edema, alterações de sensibilidade, limitação de movimentos ou perda de força muscular, o fisioterapeuta especialista nesta área, por meio de uma avaliação específica, poderá identificar e tratar as sequelas comuns aos cânceres dessa região anatômica e do seu tratamento.

#crefito14 #diainternacionaldatireoide #tratamento #prevenção #saude


Fonte: #crefito14 #diainternacionaldatireoide #tratamento #prevenção #saude