Sábado, 27 de Abril de 2024, 01:18h

Dia da Luta Antimanicomial

Publicado em: Terça-feira, 18 de Maio de 2021, 15:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, 18/05, celebra-se o Dia da Luta Antimanicomial. A data rememora o Movimento da Reforma Psiquiátrica, que teve seu início na década de 70, durante o período de redemocratização. Há 34 anos acontecia a primeira Conferência Nacional de Saúde Mental no Brasil, resultado da mobilização do movimento. Movimento da Reforma Psiquiátrica e com importancia para uma psiquiatria livre de discriminação.
 
A Lei 10.216/2001, conhecida como Lei Paulo Delgado, também conhecida como lei da Reforma Psiquiátrica, reorienta o modelo de atenção à saúde mental, defendendo os direitos das pessoas que necessitam do tratamento e buscando formas de assistência em liberdade, com a implementação dos espaços substitutivos aos manicômios. Essa lei é responsável pela criação dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O ano de 1987 seria de fato a data onde o movimento antimanicomial se firmaria como força social relevante, com a divulgação do chamado “Manifesto de Bauru”, que entre outras coisas institui o lema do movimento: por uma sociedade sem manicômios. Logo ganhou vida a Articulação Nacional da Luta Antimanicomial, guiada pelos princípios do manifesto. O movimento desde então busca levantar discussões sobre a loucura para além do limite assistencial, em prol de novos métodos de tratamento de forma humanizada, não-institucionalizada, tendo por objetivo tornar pública a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, pelo bem-estar e pela dignidade desses indivíduos e de suas famílias, envolvendo atividades que em muito ultrapassaram as do campo convencional da saúde. 

#crefito14 #dianacionaldalutaanticominal #direito #inclusao


Fonte: antimanicomial, saúde mental, crefito14