Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 18:26h

Crefito 14 participa do I Simpósio Piauiense sobre Doença de Parkinson

Publicado em: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 13:38h - Por: Redação
O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Marcelino Martins, representou a instituição no I Simpósio Piauiense sobre Doença de Parkinson, realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

O evento, que segue até este sábado (15), aborda desde a patologia, quadro clínico e tratamento até assuntos bem específicos como diagnóstico diferencial, distúrbios do sono, depressão, demência, e neurocirurgia na doença de Parkinson.

“O Conselho tem se envolvido totalmente em todos os debates acadêmicos na área da saúde por acreditar que a união dos conhecimentos é vital para um atendimento humanizado, eficaz e de resultados e o primeiro simpósio sobre Parkinson no Piauí é mais um importante momento de aprendizado”, comenta Marcelino Martins.

A noite de abertura do simpósio contou com as palestras “Atualizações no Tratamento da Doença de Parkinson”, proferida pelo neurocirurgião Flávio Sekeff Salem; e “Reabilitação do paciente com Doença de Parkinson após DBS (estimulação cerebral profunda) e o uso de tecnologias na reabilitação fisioterapêutica”, proferida pela fisioterapeuta Carolina Souza, doutoranda em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O II Mutirão de Doença de Parkinson, que será realizado neste sábado (15), a partir das 7 horas, no ambulatório azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), marca o encerramento do evento.

Confira a programação desta sexta (14):

 “Hora de colocar a mão na massa” – Treinamento para o atendimento

18:00h – Manejo Cirúrgico na Doença de Parkinson, benefícios na doença avançada – Francisco José Alencar

19:00 – Estratégias de avaliação fisioterapêutica e princípios da reabilitação do paciente com Doença de Parkinson/Experiência da Associação Brasil de Parkinson – Érica Tardelli

19:50 – Intervalo

20:00 – Como examinar paciente com Doença de Parkinson – Kelson James Almeida

20:45 – Estratégias de execução do mutirão- Francisco Alencar e Kelson James