Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 02:34h

Ação Social pelo Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional movimenta a Potycabana

Publicado em: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 13:40h - Por: Redação

A comemoração pelo Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional nesta quinta-feira (13), na Nova Potycabana, teve um clima de responsabilidade social. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) promoveu prestações de serviços e oficinas de variadas especialidades da área para sanar dúvidas sobre doenças com a comunidade em geral.

A ideia é homenagear os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais pela data especial e também mostrar para todos que o ramo possui um grande campo de atuação, sendo importante para o tratamento de várias patologias e promoção da qualidade de vida. Distúrbios do sono, postura corporal, preparo do parto, casos terminais, neurológicos, pediatria, dentre outras questões, podem ser tratados pelos profissionais dos segmentos.

De acordo com o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, esta ação social é uma forma de ratificar o quanto a população pode utilizar os serviços do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional para a resolução de muitas patologias. “Nossa ação social é uma maneira de também mostrar que a responsabilidade social precisa fazer parte da vida de qualquer profissional e em nossa área não é diferente. É fundamental realizarmos iniciativas que promovam o contato direto com a população, pois é uma forma de trocarmos experiências”, destaca o presidente.

Para a Drª. Daisy Ikeda, especialista em Distúrbios do Sono, é muito importante trabalhar eventos de cunho social, pois muitas pessoas desconhecem o quanto a Fisioterapia e o Terapeuta Ocupacional podem ser úteis na vida. “O Distúrbio do Sono afeta milhares de pessoas em todo mundo, e várias pessoas não sabem que temos formas de tratar este problema, bem como tantos outros que maltratam o nosso organismo. Portanto, este evento de responsabilidade social contribui para o nosso trabalho e ajuda vários pacientes”, destaca.

As faculdades Maurício de Nassau, Uninovafapi, Estácio de Sá, Facid, Santo Agostinho, Aespi/Fapi e a Universidade Estadual do Piauí marcaram presença na ação social, prestando informações pertinentes para a comunidade sobre reabilitação e qualidade de vida.

Acadêmicos e profissionais tiveram a oportunidade de debater sobre a criação de uma marca que representasse o Terapeuta Ocupacional. O projeto será levado para a votação no Congresso Norte e Nordeste de Fisioterapia, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em Fortaleza. Na ocasião, o Grupo de Capoeira do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), formado por crianças pacientes do Centro, realizou uma apresentação que encantou a todos que participaram do evento.