Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 21:11h

Projeto Salve leva noções de prevenção no trânsito aos condutores

Publicado em: Terça-feira, 27 de Setembro de 2016, 14:11h - Por: Redação

O Dia Nacional do Trânsito, comemorado no último domingo (25), foi criado  com o intuito de intensificar a conscientização das pessoas sobre o comportamento na direção, seja em veículos ou motos. O número de mortes por conta de acidentes é alarmante e a maioria das infrações está relacionada ao uso de celular, dirigir alcoolizado, excesso de velocidade, dentre outras questões. Neste sentido, o Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) apoia o Projeto Salve. A iniciativa visa alertar a sociedade sobre a importância de manter uma atitude responsável no trânsito.

O nome “Salve” é uma homenagem aos irmãos Júnior Araújo e Bruno Queiroz, que tiveram suas vidas ceifadas por um motorista alcoolizado, em junho de 2016. No projeto, estudantes de Fisioterapia e órgãos parceiros conversam com os condutores nas principais avenidas da capital, alertando sobre os perigos de manter uma conduta irregular na direção. Durante esta semana, as ações foram intensificadas, por conta da Semana Nacional do Trânsito. 

Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a ideia de mobilizar acadêmicos e também a sociedade vem auxiliando no processo de mudança de atitude no trânsito. “Os números de mortes estão em crescimento constante, por isso vemos a necessidade de contribuir, através de ações educativas. Acreditamos que conscientizar diretamente a população, pode trazer benefícios para todos”, destaca o presidente. 

Estatísticas nacionais de acidentes de trânsito

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, em 2015, o Brasil teve uma taxa de, aproximadamente, 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes, ou seja, foi considerado o país com o quarto número de maior expressividade. Neste ano, de janeiro a junho,  registrou cerca de 3.166 óbitos. Portanto, houve uma queda de 6,77% quando comparado ao ano passado, no mesmo período. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 48.658 acidentes no primeiro semestre de 2016. Neste caso, aconteceu uma redução de 31% das ocorrências, tendo em vista que no mesmo período de 2015, constatou 71.544 acidentes.