Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 17:19h

Liberdade proclamada, esperança reacendida! #DiadaProclamacaodaRepublica

Publicado em: Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Hoje (15/11), o Dia da Proclamação da República, foi um evento que aconteceu em 1889 e foi o resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. A partir de um golpe, a república foi instaurada no Brasil e a família real foi expulsa.

A Proclamação da República foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico. No entanto, o historiador Boris Fausto sugere que, desde 1887, havia encontros que debatiam as possibilidades de derrubar a monarquia no Brasil. Em 1889, existia um grupo formado por grandes nomes da época, como Aristides Lobo, Sólon Ribeiro, Quintino Bocaiúva, entre outros, que tinha debates avançados sobre a derrubada do regime.

No Brasil, primeiramente o status é assegurado pela Constituição de 1988, que assegura o nosso país como uma “república federativa”. Além disso, na promulgação da Constituição foi estipulada uma disposição constitucional transitória a respeito de um plebiscito que deveria ser realizado em 7 de setembro de 1993. Esse plebiscito questionou a população a respeito da forma e sistema de governo que seriam adotados no Brasil. A população brasileira foi questionada sobre se o país seria uma república ou uma monarquia, e a escolha popular determinou que o país seria uma república.

#crefito14 #diadaproclamacaodarepublica #fisioto #fisioterapia #terapiaocupacional


Fonte: #crefito14 #diadaproclamacaodarepublica #fisioto #fisioterapia #terapiaocupacional