Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 08:42h

I Simpósio de Terapia Ocupacional chega ao último dia com debate sobre qualidade de vida em casos oncológicos

Publicado em: Sábado, 20 de Agosto de 2016, 18:13h - Por: Redação

Com o objetivo de debater a importância da atuação do terapeuta ocupacional no tratamento de pacientes oncológicos, o I Simpósio de Terapia Ocupacional teve seu último dia de palestras e mesas redondas neste sábado (9). A programação de encerramento teve como tema principal a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares frente a doença.

A mesa redonda "Cuidados paliativos – Um olhar multidisciplinar”, apresentada pela psicóloga Dra. Conceição Castelo Branco, a médica Dra. Luiza Ivete Vieira, a terapeuta ocupacional Dra. Fabíola Alvino e a musicoterapeuta Dra. Simone Assunção, abordou os cuidados paliativos, segundo a visão e ações de cada área.

“A proposta de uma mesa redonda com profissionais de várias áreas, em termos de cuidados paliativos, é verificar como cada um, dentro da sua área e trabalhando em equipe, pode beneficiar o paciente que está no fim da vida”, destaca a Dra. Luiza Ivete.

Finalizando o evento, a psicóloga e tanatóloga, Dra. Patrícia Moreira, e a terapeuta ocupacional e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 14), Dra. Leila Mendes, promoveram um momento de vivência com o tema: Tanatologia: Valorização à Vida.

A vice-presidente do Crefito 14, Dra. Leila Mendes, faz uma avaliação do evento. “O simpósio veio mostrar aos profissionais convidados e aos acadêmicos a importância da terapia ocupacional, principalmente na área hospitalar. Falamos do papel do terapeuta ocupacional, sobretudo dentro de uma equipe, na reabilitação de um paciente e na prevenção de agravamento de doenças”.

O I Simpósio de Terapia Ocupacional do Piauí é promovido pelo Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (Cato) e pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), através do Sistema Coffito/Crefitos, e conta com o apoio da faculdade Facid, Clínica Comunicar, Clínica Eti e da Terapeuta Ocupacional Klycia Machado.