Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 18:38h

Há 18 anos, garantindo o cuidado e proteção aos Idosos

Publicado em: Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021, 15:42h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, o dia 1º de outubro é o Dia do Idoso. A data foi criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população e, também chamar a atenção para a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida.
 
No Brasil, há 18 anos,  foi aprovada a Lei nº 10.741 - Estatuto do Idoso, prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, entre outros direitos definidos pelo artigo.
 
A Organização Mundial da Saúde - OMS classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional gerontológica nos dias atuais, intervém em  conservar a função motora e cognitiva do idoso, assim, proporcionando um retardamento das instalações das incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, e reabilitando funcionalmente o idoso para as atividades de vida diária, dessa maneira buscando uma melhor qualidade de vida. 
 
#diadoidoso #terceiraidade #crefito14 #fisioterapia #gerontologica #terapiaocupacional


Fonte: #diadoidoso #terceiraidade #crefito14 #fisioterapia #gerontologica #terapiaocupacional