Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 09:51h

Encontro debate diagnóstico e tratamento da fibrose cística no Piauí

Publicado em: Domingo, 04 de Setembro de 2016, 18:02h - Por: Redação

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região do Piauí (Crefito 14), realizou, neste sábado (3), o I Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística, no auditório João Paulo VI.

O evento contou com mesa redonda e palestras de especialistas no tratamento da doença, que ocorre quando um gene com alterações e uma proteína produzem um muco com espessura superior ao nível saudável, causando problemas nos pulmões.

A mesa redonda “Aspectos Clínicos da Fibrose Cística”, coordenada pelo médico pediatra da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Luis Edson, e ministrada pela fisioterapeuta e professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), Pricila Mara, o médico e professor da Faculdade Pernambucana de Saúde, Murilo Britto, e a enfermeira do Hospital Infantil Lucídio Portella, Jacira Alves, abordou a relevância de uma equipe multiprofissional no tratamento da doença.

“É importante mantermos um trabalho multiprofissional, principalmente nos centros de tratamento da fibrose cística. Com isso, nós temos um ganho significativo para o paciente, pois eles acabam tendo um tratamento diferenciado quando essa equipe está composta de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos”, destaca Pricila Mara.

A coordenadora da Comissão de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Crefito 14, Ane Menezes, fala do objetivo do encontro. “Nós pensamos em fazer esse evento porque o dia nacional da fibrose cística é dia 5 de setembro, e como se trata de uma doença grave e pouco conhecida, nós queremos divulgar informações a respeito, a fim de que passemos a fazer intervenções precoces tanto na fisioterapia quanto nas demais áreas envolvidas”, explica.

O Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística também contou com as palestras “Métodos Diagnósticos na Fibrose Cística”, apresentada pelo médico Murilo Britto, e “Inalação no paciente com Fibrose Cística”, ministrada pela fisioterapeuta Pricila Mara.

O presidente do Crefito, Marcelino Martins, ressalta que o Encontro alerta para a necessidade de tratamento adequado aos pacientes. “O diagnóstico precoce e cuidados especializados em casos de fibrose cística é fundamental. Sendo assim, nós promovemos esse encontro, para dar destaque a essa patologia e aprimorar os conhecimentos de profissionais e estudantes”, pontua.