Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 07:29h

Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

Publicado em: Sábado, 15 de Maio de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 15 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar. A data, instituída pela Lei nº 11.723/2.008, tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Este é um trabalho muito importante para o país e que precisa ser valorizado todos os dias do ano, mas deve receber ainda maior destaque neste dia 15 de maio.

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública. A incorporação de novos métodos terapêuticos e tecnologias, possibilitou que muitos tratamentos antes disponibilizados somente em hospitais, hoje sejam administrados em regime domiciliar, em Hospitais-Dias e clínicas especializadas.

A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes. Nesta data, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais, desenvolvem campanhas de comunicação social e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle. 

#crefito14 #infeccaohospitslar #saude 


Fonte: crefito14, infeccaohospitslar, saude.