Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 08:29h

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Publicado em: Quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 16:30h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, (26/05), celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Data criada com intuito de conscientizar e alertar sobre a doença. Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
 
O Glaucoma é uma enfermidade  muitas vezes assintomática, que não mostra sintomas. A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).
 
Há três tipos desta patologia, o glaucoma primário de ângulo aberto, o mais comum nas pessoas, não apresenta sintomas na maioria dos casos. Já o glaucoma de ângulo fechado é um tipo diferente, que ocasiona pressão alta e outros sintomas como: olhos muito vermelhos e dores no olho e na cabeça. Por fim, o glaucoma congênito, que é hereditário, é detectado nos primeiros dias de vida dos bebês e é tratado por meio de uma cirurgia para evitar uma cegueira futura. O objetivo do tratamento da patologia é controlar a pressão do olho.  O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Trate!
#crefito14 #diadecombateaoglaucoma #saude


Fonte: #combate #patologia #crefito14