Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 08:50h

Dia Mundial do Cérebro

Publicado em: Quinta-feira, 22 de Julho de 2021, 09:30h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 22 de julho é comemorado o Dia Mundial do Cérebro. A data tem a função de promover a necessidade de aumentar a conscientização sobre suas potencialidades, riscos e doenças. O cérebro ou "massa cinzenta" , como é comumente conhecido, é um dos órgãos vitais do nosso corpo. Ele controla as atividades cognitivas (pensamento, abstração, leitura) e reações do organismo (ações e funções corporais em resposta a estímulos internos e externos).
 
Diante disto, a Federação Mundial de Neurologia (WFN na sigla em inglês) levantou a voz para proclamar a celebração. O cérebro é nosso centro de processamento de dados. Requer cuidados preventivos para garantir seu funcionamento ideal na idade adulta e na velhice. No cérebro humano há várias peculiaridades, nas quais são: consome 20% da energia e do oxigênio que o corpo possui; Representa 2% do peso corporal; É composto por 73% de água; A funcionalidade do lado esquerdo do cérebro está associada à análise, lógica, matemática, linguagem e sequência. Enquanto o lado direito desenvolve a criatividade, a intuição, os sentimentos, a imaginação e as artes.
 
Estima-se que 13% das causas de doenças em todo o mundo estão ligadas a doenças neurológicas e transtornos mentais. Os agravos à saúde causados ​​por essas doenças são geralmente subestimados e os cuidados preventivos com o cérebro devem ser promovidos junto à população, sensibilizando para essas doenças "silenciosas", pois passam muitas vezes despercebidas. Citamos doenças cerebrais mais comuns: A enxaqueca, uma das doenças neurológicas mais comuns, que afeta milhões de pessoas e pode causar incapacidades graves ou moderadas, dependendo de sua intensidade. Controle o estresse, a ansiedade e a depressão.

A Fisioterapia Neurofuncional e a Terapia Ocupacional em Saúde Mental são especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil. Atuam na promoção, prevenção e tratamento de doenças neurológicas. Os profissionais especialistas possuem notório saber e possuem assistência de qualidade para a população.

Procure ajuda especializada!


Fonte: #crefito14 #diadocerebro #saudeneurologica #worldbrainday #DíaMundialdelBerebro