Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, 12:46h

Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos

Publicado em: Quinta-feira, 24 de Junho de 2021, 08:30h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, acontece o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, em 24 de junho. A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada ao calendário oficial do Ministério da Saúde com objetivo de alertar especialmente aos idosos e seus familiares sobre o risco de queda, muito comum entre a terceira idade, e que hoje representa um grave problema de saúde pública nessa faixa etária. 

O risco de queda é hoje um grave problema de saúde. A queda é um problema frequente em idosos. Ela pode acontecer devido a fatores relacionados ao estado de saúde da pessoa, entre eles, o uso de medicamentos, distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio, fraqueza muscular e sedentarismo, bem como a dificuldades propiciadas pelo ambiente, entre elas, pisos escorregadios, encerados ou molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados e tapetes soltos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil. Embora cada vez mais a terceira idade esteja se afastando daquela imagem de um idoso doente, debilitado e dependente, isso não quer dizer que essa fase da vida não requer cuidados especiais. Quando o assunto é queda em idosos, entender a gravidade desses acidentes, conhecer suas causas mais comuns e, além disso, saber como evitar tais situações é fundamental.


Fonte: #crefito14 #quedadeidoso #cuidados