Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 13:10h

Dia Mundial da Síndrome de Fadiga Crônica

Publicado em: Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 19:00h - Por: Ascom CREFITO-14

O Dia Mundial da Síndrome da Fadiga Crônica, (12/05), tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o tratamento precoce da enfermidade. A Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição  de diagnóstico clínico cujo principal sintoma é a presença de fadiga (cansaço) intensa que pode piorar com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso. Ou seja, o paciente sente-se persistentemente cansado sem uma causa aparente, independente da quantidade de repouso que realize. Embora na maioria dos casos a causa seja desconhecida, fatores estressantes orgânicos (infecções) ou psicológicos podem desencadear o início dos sintomas. O tratamento deve ser direcionado para um melhor controle dos sintomas e muitos pacientes podem se recuperar da SFC com o passar do tempo.
 
As pessoas mais acometidas pela síndrome são mais comuns em mulheres por volta dos 40-50 anos. O principal sintoma é a fadiga. Outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador. O termo síndrome refere-se a um conjunto de sinais ou sintomas, logo inúmeros outros podem estar presentes, como: dor abdominal, dor no peito, tosse crônica, diarréia, tonturas, boca seca, náuseas, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, formigamento, olho seco, além da perda ou ganho de peso.
 
A evolução é variável. Após atingir um pico de intensidade os sintomas podem permanecer estáveis e diminuir com o passar do tempo, havendo a possibilidade de períodos de melhora e piora. Alguns pacientes podem se recuperar completamente. Não há um tratamento específico para a SFC. As medidas visam controlar os sinais e sintomas, utilizando uma combinação de tratamentos. Trate!

#crefito14 #tratamento #sindromecronica


Fonte: Síndrome, Sáude, crefito14.