Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:48h

Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

Publicado em: Segunda-feira, 28 de Junho de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 28 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. A data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualdade, independente do gênero sexual. É um dia de reforço para lembrar a todos os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero, que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.

Data criada em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que foram presos e sofreram represálias por parte das autoridades.A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
 
A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. Não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti ou intersexo, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos. Preconceito é ignorância. Homofobia é crime. 


Fonte: #crefito14 #direito #igualdade #respeito #lgbtqi+