Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 21:36h

Dia da Vacina BCG, proteção desde a 1ª fase da vida

Publicado em: Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 18:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 1º de julho, é instituído o Dia da Vacina BCG. A data reforça a importância da vacina na 1ª fase da vida. A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
 
A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. No Brasil, embora a incidência de tuberculose pulmonar venha aumentando, quase não são mais registradas suas formas graves. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. 
 
Este impacto depende da alta cobertura vacinal, razão pela qual é tão importante que toda criança receba a vacina BCG. Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, desde o nascimento até os 4 anos de idade. Além das crianças, a vacina é indicada para pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase e estrangeiros, ainda não vacinados, que estejam de mudança para o Brasil. 


Fonte: #crefito14 #vacinabcg #protecao #saude