Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 02:01h

Dia do Terapeuta Ocupacional Especialista em Contextos Hospitalares

Publicado em: Quinta-feira, 08 de Julho de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje (08/07), o CREFITO-14, parabeniza a todos os Especialista em Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, pelo papel fundamental no tratamento e reabilitação de pessoas. Especialidade reconhecida pelo COFFITO por meio da Resolução nº 429/2013 reconhece a disciplina é Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. Profissional competente e com formação específica para a atuação em contextos hospitalares, sejam hospitais secundários ou terciários, dentro da estrutura hierarquizada preconizada pelo SUS. 

O Especialista em T.O se enquadrada na área requerida, consideradas afins: Terapia Ocupacional em Saúde Funcional; Terapia Ocupacional em Saúde Mental;Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva nas áreas de atuação Desempenho Ocupacional e Saúde do Idoso;Desempenho Ocupacional e Saúde da Mulher; Desempenho Ocupacional e Saúde do Trabalhador;Desempenho Ocupacional e Saúde do Escolar,considerando neonato, infância e adolescência ;e Cuidados Paliativos e Tanatologia. O profissional de Terapia Ocupacional especialista em Contextos Hospitalares, apresenta três áreas de atuação, a seguir:

Atenção intra-hospitalar compreende: o planejamento e execução da intervenção terapêutico-ocupacional junto aos pacientes, familiares e acompanhantes e/ou cuidadores, em regime de internação e ambulatorial, assim como aos trabalhadores e gestores, em diferentes contextos.

Atenção extra-hospitalar oferecida pelo hospital compreende a atuação do terapeuta ocupacional em: visita domiciliar, assistência  domiciliar, internação domiciliar e na rede assistencial de suporte em saúde, quando realizados por equipe hospitalar. 
Atenção em Cuidados Paliativos compreende o oferecimento de cuidados terapêuticos ocupacionais junto a equipes multiprofissionais, a pacientes com condições crônico-degenerativas potencialmente fatais (oncológicas e não-oncológicas) e que estão em tratamento sem condições de modificação da doença.

A atuação do Terapeuta Ocupacional especialista em Contextos Hospitalares se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação, reabilitação e cuidados paliativos oferecidos a cliente/paciente/usuário, familiares, cuidadores e grupos ,nos seguintes ambientes,entre outros.


Fonte: #terapeutaocupacional #contextoshospitalares #crefito14 #especialidade