Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 05:27h

Dia do Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental

Publicado em: Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 18 de agosto, é o Dia do Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental. De acordo com a Resolução COFFITO nº 408, de 18 de agosto de 2011. A atuação do Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental visa a assistência psiquiátrica, desde seu início, e era baseada na internação dos doentes mentais em hospitais psiquiátricos e em sua exclusão social. 

A profissão terapia ocupacional cuja prática voltava-se para a ocupação dos pacientes no interior dos hospitais, diante das transformações da assistência psiquiátrica, vem buscando um aprimoramento teórico técnico e político para a atuação nos serviços substitutivos, em nível de prevenção, promoção de saúde, tratamento, reabilitação e inclusão social. 

No âmbito do exercício da Saúde Mental, o profissional tem como objetivo apresentar algumas práticas de terapia ocupacional baseadas em paradigmas que enfatizam a importância do tratamento e da inclusão do doente mental na sociedade. Conclui-se que a profissão, por congregar conhecimento interdisciplinar, e se ocupar das necessidades e dificuldades dos pacientes no cotidiano, apresenta um instrumental condizente com a assistência comunitária.

O CREFITO-14, parabeniza a todos os Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, pelo papel fundamental no tratamento e reabilitação da sociedade.

Fonte: COFFITO.


Fonte: #saudemental #especialidade #terapiaocupacional #crefito14