Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 18:36h

Crefito 14 promove capacitação sobre primeiros socorros para profissionais da saúde

Publicado em: Domingo, 22 de Maio de 2016, 19:41h - Por: Redação
Profissionais e gestores de serviços públicos em saúde e de órgãos responsáveis pelo atendimento de emergência participam do curso Educação Profissional em Gestão de Primeiros Socorros: Formação inicial e continuada nas Ações e Procedimentos para Atendimento de Emergência, que acontece neste sábado (21) e domingo (22), no Hotel Fórmula Flat Europa.

A capacitação é o novo projeto desenvolvido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14). De acordo com o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, o objetivo do projeto é formar multiplicadores.

“Este curso de primeiros socorros está sendo realizado primeiramente para os gestores públicos e coordenadores de cursos de fisioterapia, com o intuito de formar multiplicadores, contribuindo, assim, com a formação dos profissionais que atuam no atendimento de emergência e quem ganhará com isso é a sociedade”, explica o presidente do Crefito 14.

O curso é ministrado pelo fisioterapeuta Adgildo dos Santos Pereira, que possui formação profissional de emergências médicas e é credenciando como instrutor Internacional Autorizado de Primeiros Socorros. “A ideia do curso de gestão é trazer a importância dos primeiros socorros e fazer os participantes vivenciarem para que, no futuro, eles possam multiplicar isso. Durante a capacitação, vamos discutir conteúdo teórico e iremos ensinar três técnicas bastante utilizadas em nosso país. Os alunos vão praticar estas técnicas em equipe”, explica.

Para a presidente do Crefito14 Jovem, Débora Alves, o Conselho percebeu a necessidade de conhecimento sobre os primeiros socorros pela população. “Nosso objetivo é capacitar profissionais que irão expandir esse conhecimento à sociedade, em parceria com órgãos como o Corpo de Bombeiros e o SAMU”, afirma.

A proposta do curso foi apresentada ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico; para o diretor geral do SAMU Teresina, Marcelo Benício; e para o diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina, Gilberto Albuquerque.

A fisioterapeuta Karoline Queiroz Lima participa da capacitação e destaca os benefícios do curso. “O exercício da profissão perpassa sobre a responsabilidade e a missão de salvar vidas. O curso de Primeiros Socorros para fisioterapeutas agrega valor e conhecimento, além da capacidade de gestão do socorro em situações de risco ou  não, diante de ocasiões que perturbem a saúde do indivíduo”, conclui.