Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:36h

Crefito 14 abre inscrições para o I Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística em Teresina

Publicado em: Terça-feira, 23 de Agosto de 2016, 18:08h - Por: Redação
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª região do Piauí (CREFITO 14) promoverá o I Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística, no dia 3 de setembro, no auditório João Paulo VI (antigo seminário). A inscrição pode ser realizada pelo site  ou pelo telefone (86) 32316-6030. Os interessados devem levar 1Kg de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento. 

O encontro contará com uma programação ampla sobre os aspectos clínicos e diagnósticos desta patologia considerada genética e que provoca alterações nos pulmões, pâncreas e sistema digestivo. 

A fibrose cística atinge milhares de pessoas e também é um dos problemas mais comuns durante a infância. Ela ocorre quando um gene com alterações e uma proteína produzem um muco com espessura superior ao convencional. Desta forma, acumula bactérias e germes nas vias respiratórias, causando inchaço, inflamações, irregularidades nos pulmões, por exemplo.

No  Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística, profissionais da saúde e estudantes terão a oportunidade de trocar experiências com renomados palestrantes da área. O evento abordará relatos de casos, palestras sobre os métodos de diagnósticos e cuidados com os pacientes que possuem a fibrose cística. 

De acordo com o  presidente do CREFITO 14, Marcelino Martins, é interessante que familiares que tenham pessoas em casa com a patologia também participem do encontro. “O evento é uma oportunidade de apresentarmos detalhes sobre a fibrose cística com multiprofissionais que vão sanar dúvidas. Por isso, acreditamos que a presença de pessoas que lidam diretamente com pacientes nestas condições  é fundamental. Os sintomas aparecem de forma peculiar em cada paciente”, destaca o presidente.

PROGRAMAÇÃO

Data: 03/09

8h30 - Abertura

9h às 11h - Mesa redonda - Aspectos Clínicos da Fibrose Cística 

Coordenador - Luis Edson - Médico- PI

*Murilo Britto- Médico - PE

*Priscila Mara Novais de Oliveira - Fisioterapeuta -MG

*Regislane Silva Barros - Enfermeira -PI 

11h às 11h15 - Coffe break

11h15 às 11h30 - Relato de caso

11h30 às 12h20 - Palestra: Métodos Diagnósticos na Fibrose Cística

*Murilo Brito - Médico-PE 

12h20 às 13h- Palestra: Inalação do paciente com Fibrose Cística

*Priscila Maria Novais de Oliveira- Fisioterapeuta- MG

13h - Encerramento