Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 14:30h

Estudantes de Fisioterapia levam orientações para pacientes de José de Freitas

Publicado em: Quarta-feira, 19 de Julho de 2017, 00:38h - Por: Redação

Pacientes e profissionais do Posto de Saúde da Família Hilda Veras, do município de José de Freitas, receberam, nesta quarta-feira (19), uma palestra com o tema Boa Postura. A ação faz parte de um projeto de extensão universitária, realizado por estudantes do curso de Fisioterapia, e conta com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 14), que esteve presente no encontro.

Os futuros fisioterapeutas, Geisa de Morais Santana e Antônio Lucas Farias da Silva, moram em José de Freitas e estudam em Teresina. Essa é a terceira palestra que os jovens realizam em José de Freitas, com o objetivo de oferecer à comunidade informações e orientações sobre saúde e qualidade de vida, além de favorecer a integração entre conhecimento popular e científico para a formação profissional do fisioterapeuta.

A ação aconteceu na sala de espera do Posto de Saúde. Todos que estiveram presentes receberam um Manual para uma Boa Postura e ainda tiraram dúvidas sobre cuidados básicos para prevenir problemas de saúde causados na coluna. Também foi disponibilizado um mural com informações, que ficará fixado no posto de saúde.

“Sentimos orgulho desses dois jovens que tiveram uma iniciativa importante, que vai contribuir bastante para a melhoria da qualidade de vida da população de José de Freitas. Cada informação que eles levam é essencial e nós temos o prazer de apoiar e incentivar ações de saúde que educam toda a comunidade”, declara a agente fiscal do Crefito 14, Grazielle Assunção, que acompanhou a palestra.

A palestrante Geisa de Morais, que é estudante do 5º período de Fisioterapia, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), comentou sobre o projeto. “A gente já trouxe alguns temas relevantes, como a dengue, e agora sobre boa postura. Nossa ideia é levar informações para os pacientes em forma de prevenção da saúde, e esse é o local ideal para a realização desse trabalho, já que podemos aproveitar o momento em que os pacientes ficam ociosos aguardando atendimento”, ressalta.

O também palestrante e estudante de Fisioterapia, Antônio Lucas, agradeceu o apoio do Crefito 14 na iniciativa. “O Conselho nos ajudou com a produção dos folders informativos e todo o apoio necessário. Aqui teremos 10 encontros, que dividimos de forma quinzenal, onde vamos explorar vários temas que possam contribuir para a prevenção da saúde e levar mais conhecimento da área de fisioterapia para toda a comunidade”, frisa.

A enfermeira do posto de saúde, Ana Lígia, participou da palestra e aproveitou para parabenizar os estudantes. “Foi de grande importância essa palestra, pois a gente sabe que é um dos fatores que ocasionam problemas graves como a hérnia de disco, então ficamos muito satisfeitos e os alunos estão de parabéns pela ação e preocupação de levar conhecimento e qualidade de vida para nós. Isso mostra que são pessoas dedicadas e que terão um sucesso promissor”, finaliza.