Terça-feira, 19 de Março de 2024, 06:22h

É um enorme desafio e um grande aprendizado administrar com um órgão público. Em maio de 2019 assumimos a gestão do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região (CREFITO-14) e pautamos uma estratégia que pudesse transformar o modelo de organização e missão do conselho regional. Estamos neste momento prestando conta à sociedade do trabalho idealizado e realizado em prol do desenvolvimento da assistência no Piauí. Os esforços e resultados que obtivemos foram graças a todos os envolvidos por meio de ações pelo bem comum e da fisioterapia e terapia ocupacional. 

Tivemos a percepção que as ações desenvolvidas foram de extrema importância para proteção da sociedade, para manutenção da ética nas nossas profissões e promoção da saúde no estado do Piauí. Buscamos efetivar as ações delegadas pela União baseadas na criação da lei dos conselhos de fisioterapia e terapia ocupacional, como normatizar e fiscalizar o exercício profissional. 

Nossa principal preocupação e desejo é fazer com que a sociedade reconheça e sejamos referência nos serviços prestados. É zelar pelo cumprimento do código de ética profissional e resoluções normativas que favoreçam o pleno desempenho do exercício legal. Para construir e efetivar as ações de proteção à sociedade e ao profissional buscaremos os valores éticos, humanizados e com a mesma velocidade que a tecnologia exige. 

A gestão assumiu o compromisso de capacitar os funcionários e os conselheiros para que pudéssemos criar um planejamento eficiente para o funcionamento dos setores do CREFITO-14. No primeiro momento pautamos a importância da criação de um organograma das funções administrativas e deliberativas baseadas no estatuto. Instalamos um fluxograma para cobrança e recuperação de crédito, além de realizar uma campanha de refinanciamento das dívidas. Sobre a execução fiscal buscamos atualizar e organizar conforme nossas legislações. Com o programa de refinanciamento de crédito conseguimos atingir mais de 80% das dívidas que foram negociadas através do REFIS. Nosso planejamento estratégico visualiza os anos de 2019- 2023 onde buscaremos implantar a curto, médio e a longos prazos estratégias para efetivar com responsabilidade nossa principal função perante as leis. Ampliamos a fiscalização no sentido de interiorização, visitando locais remotos e pela primeira vez realizando um diagnóstico situacional. Confeccionamos relatórios e analisamos para que pudéssemos promover a saúde da população bem como a garantia do cumprimento das condutas éticas e melhor serviço para população. Ao mesmo tempo, estabelecemos parcerias com o Ministério Público do Piauí com fiscalizações e vistorias para potencializar nossa atuação e ações. 

O CREFITO-14 realizou capacitações regionais e descentralizamos nossas ações para que os profissionais pudessem receber atualizações frequentes com finalidade de conhecer nossas legislações internas e condutas éticas como também oferecer serviços de saúde com resultados efetivos para a população. Com isso, observamos o número de denúncias crescendo e abertura de processos éticos disciplinares acontecendo de forma mais acelerada e organizada. No segundo semestre de 2019 realizamos o primeiro julgamento de processo ético disciplinar desde a criação do Conselho e planejamos o roteiro de fiscalização para atender 100% do estado do Piauí com programação para processo seletivo e aquisição de veículo para o ano de 2020. Um desafio que ainda estamos enfrentando é a informatização e automatização dos processos internos, ainda temos um sistema manual e com déficits, infelizmente ainda não temos viabilidade financeira para desenvolver o sistema de informação adequada e que possa responder com celeridade nossas demandas. Mas percebemos que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tem feito um esforço para atualização e investimento em desenvolver as tecnologias, sabemos da importância do sistema COFFITO/CREFITO´s para atender essa demanda tecnológica. 

Precisamos nos organizar nas ações para os próximos anos pois evidenciamos um crescente número de cadastrados nos últimos anos. Em 2018 obtivemos 463 inscrições pessoa física e 16 inscrições pessoa jurídica, em 2019 esse número foi para 537 cadastros pessoa física e 28 inscrições para pessoa jurídica. Em 2018, observamos desligamento de 98 profissionais por meio da baixa e 2019 foram 120 cadastros baixados no nosso sistema. Também existe a necessidade de planejamento para o futuro, no estado do Piauí contamos com 18 cursos de fisioterapia em atividade cadastrados e autorizados pelo MEC no formato presencial com quase 2000 vagas, 6 cursos de fisioterapia autorizados no formato ensino à distância (EAD) com mais de 117.000 vagas. Em terapia ocupacional contamos com 1 curso no formato presencial com 100 vagas e 2 cursos no formato EAD com 1500 vagas. Enfatizamos que o planejamento sem a efetiva ação perde todo o sentido e por esse motivo enaltecemos as parcerias e união dos profissionais que integram a nomeação de delegados, as comissões e câmaras técnicas do CREFITO-14 que foram criadas em 2019, como também o suporte e parcerias do Ministério Público do Estado do Piauí, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e outros. Não esquecendo do suporte, zelo e apoio dos funcionários que se doam para atingir os objetivos do nosso planejamento estratégico. 

Sabemos que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região têm suas funções administrativas desempenhadas e mantidas por recursos próprios de seus inscritos, que tem seus gestores eleitos por eleição direta, e que estes não são remunerados e que de forma honrada desenvolvem seu papel na direção, com finalidade de promover uma gestão transparente, justa e honesta, agregando valor para a população. 

Rodrigo Amorim Oliveira Nunes 177303-F 
(Presidente)