Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 05:09h

UNA-SUS/UFMG lança curso sobre atenção integral à saúde da mulher em situação de violência

Publicado em: Quarta-feira, 05 de Julho de 2023, 08:00h - Por: Redação

A Universidade Federal de Minas Gerais, integrante da Rede UNA-SUS, está com matrículas abertas para a nova oferta do curso Para Elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. O objetivo do curso é qualificar os profissionais de saúde para o atendimento à mulher da cidade, do campo e da floresta.

A capacitação trata a violência vivenciada pela mulher como problema de saúde pública; as mudanças político-econômicas e conquistas decorrentes dos movimentos das mulheres, além dos processos saúde-doença comuns e específicos do segmento feminino na sociedade. As matrículas podem ser realizadas até 20 de novembro de 2024.

A carga horária é de 60 horas, distribuídas em três unidades, o curso apresenta bases teórico-metodológicas sobre a violência nas sociedades contemporâneas, destacando a atuação dos profissionais da Atenção Básica para a promoção do atendimento qualificado nessas situações; atendimento integral à mulher em situação de violência sexual: a rede de atenção e o fluxo de atendimento. Deverá refletir na gestão e planejamentos da Rede de Atenção à Saúde do SUS (RAS-SUS), em especial de Atenção Primária à Saúde (APS).

 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos .