Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 03:56h

UFPI abre vagas de mestrado para Terapeutas Ocupacionais

Publicado em: Quinta-feira, 05 de Novembro de 2015, 12:22h - Por: Redação

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) atendeu requerimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) e vai incluir a Terapia Ocupacional no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da UFPI.

No lançamento do edital nº 01/2015, a Universidade Federal do Piauí contemplava apenas os profissionais portadores de diploma de cursos de graduação em medicina, nutrição, odontologia, farmácia, educação física, enfermagem, fisioterapia, biomedicina, ciência biológicas, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, pedagogia e administração.

O presidente do Crefito14, Marcelino Martins, enfatiza que a oferta ao ensino deve ser oportunizada para todas as profissões. “Verificamos que o Programa de Pós-Graduação não contemplou os terapeutas ocupacionais. Em todo o Piauí são 55 profissionais no exercício desta profissão e que podem contribuir realizando pesquisas aplicadas, tendo como base a prática empregada junto à população feminina”, considera.

A Comissão de Educação do Crefito14, através das diretrizes do Sistema Coffito/Crefitos, tem buscado o diálogo com as instituições de ensino públicas e privadas para que os profissionais de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional possam contribuir na construção de conhecimento e de novas práticas em saúde no Piauí.

“A candidata que nos provocou quanto à exclusão dos profissionais da Terapia Ocupacional já efetivou a inscrição no Programa de Pós-Graduação. A professora Lis Cardoso Marinho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher, atendeu a nossa solicitação. Acreditamos que a parceria entre os Conselhos e as universidades é benéfica para todas as profissões”, encerra Marcelino Martins.