Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 06:03h
A empresa piauiense APOTY foi uma das 37 startups nordestinas selecionadas para participar do Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. A escolha aconteceu durante o evento Nordeste On – Neon 2025, promovido pelo Sebrae no início deste mês, em Teresina.
Na ocasião, a APOTY, que é uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de tecnologias assistivas, apresentou o projeto de um vocalizador que une tecnologia em hardware e software voltado para a área da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). “Trata-se de um vocalizador para facilitar a comunicação de pessoas autistas. Somos idealizadores desse produto digital. Estamos realizando o desenvolvimento desse vocalizador com a consultoria técnica de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área”, explica a fisioterapeuta Olívia Mafra, sócia-fundadora da startup.
Mafra, que é professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), atualmente cursa doutorado em Engenharia Biomédica. A profissional destaca que o projeto do vocalizador é oriundo de seus estudos acadêmicos.
Além da fisioterapeuta, a APOTY tem entre os seus fundadores profissionais das áreas da Psicologia, Tecnologia da Informação e Biotecnologia.
Sobre o Web Summit Lisboa
O Web Summit Lisboa 2025 acontecerá no mês de novembro, em Portugal. O evento reunirá CEOs, startups e líderes globais com o objetivo de gerar conexões de negócios.
Fonte: Ascom CREFITO-14