Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021, 05:04h

Respeito não tem cor, tem consciência! #DiadaConscienciaNegra

Publicado em: Sábado, 20 de Novembro de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído por meio da citada Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. A data é o momento no qual podemos tomar consciência do racismo que nos cerca e nos posicionar por mudanças e um país mais justo.

A morte do líder do quilombo, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

O Dia da Consciência Negra, além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes, como o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. Data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa. Respeito não tem cor, tem consciência!

#crefito14 #diadaconsciencianegra #naoaopreconceito #igualdadesocial #raca #valores #naoaoracismo #fisioto #fisioterapia #terapiaocupacional


Fonte: #crefito14 #diadaconsciencianegra #respeito