Domingo, 28 de Abril de 2024, 14:41h

Profissionais e acadêmicos de Piripiri participam de curso de Ventilação Mecânica

Publicado em: Domingo, 25 de Fevereiro de 2018, 10:12h - Por: Redação

Cerca de 82 profissionais e acadêmicos participaram do Curso de Ventilação Mecânica, realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Faculdade Chrisfapi, em Piripiri. O curso, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), faz parte da política de qualificação  atualização do conhecimento fisioterapêutico adotada pela instituição em todo o Piauí.

Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a ideia é “fortalecer cada vez mais a classe dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, oportunizando cursos e palestras que venham a somar ao conhecimento dos profissionais e acadêmicos. Com isso, os benefícios são visíveis em toda a sociedade: o profissional estará mais bem preparado e a comunidade receberá um atendimento de qualidade”, destaca.

A ventilação mecânica é o suporte oferecido, por meio de um aparelho, ao paciente que não consegue respirar espontaneamente por vias normais. Muito utilizado nas UTIs, o método exige uma técnica preparada, como explica o ministrante do curso, professor Saulo Carvalho.

“Hoje, há grande demanda e inovações tecnológicas no ambiente de ventilação artificial, o que exige dos profissionais um aperfeiçoamento constante. Para que tenhamos uma assistência de excelência, é necessário que tenhamos anualmente cursos de capacitação com profissionais que lidam com ambiente de terapia intensiva, então essa iniciativa do Crefito é muito importante”, afirma Saulo Carvalho.

Aperfeiçoamente buscado por Júnior Moreira, fisioterapeuta de UTI, que participou do curso. “A gente sabe que as novidades estão constantemente aparecendo, então sempre que tiver a oportunidade de se atualizar para oferecermos um melhor atendimento ao nosso paciente, é muito bem-vindo”.

Em Piripiri, o Crefito14 conta com o apoio do Delegado Regional, Sharllanderson da Costa e Silva, na missão de “tornar mais próxima a relação entre o Conselho e os profissionais daqui. A função do delegado é ajudar no âmbito educacional e fiscalização do trabalho do fisioterapeuta”, finaliza.

O presidente do Crefito ressalta, ainda, que serão oferecidos cursos em diversos outros municípios, como Parnaíba, Picos e Floriano, e agradece o apoio da empresa Locmed Hospitalar por ter cedido todos os equipamentos para as aulas práticas do curso.