Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 06:18h

Presidente do CREFITO-14, participa de Inspeção virtual junto o MPPI, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente

Publicado em: Segunda-feira, 22 de Março de 2021, 10:22h - Por: Ascom CREFITO-14

Na última quarta-feira (17/03), o presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, participou de fiscalização virtual junto ao MPPI no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente,  por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS). A reunião teve como propósito averiguar a desativação de leitos de estabilização no momento mais crítico da pandemia, analisar a estrutura física da unidade e a escala da equipe de profissionais que atendem a população local.
 
Durante a reunião, a promotora de Justiça Gilvânia Viana, Titular da 2ª PJ de Corrente, pontuou a necessidade do Hospital municipal, manter os leitos de estabilização em número suficiente para atender a demanda da comunidade. Constatou-se também durante a reunião, que o Hospital transferiu equipamentos dos leitos de estabilização para Teresina, e SESAPI fez ofício para o Diretor-geral da Unidade, Daniel Sousa, informando que a transferência de equipamentos foi realizada temporariamente devido a necessidade de expandir leitos de UTI do Hospital Getúlio Vargas, para atender mais leitos de UTI. O município aguarda a chegada de quarenta respiradores e quarenta monitores. Assim que chegarem, haverá a reposição da retirada que foi feita no Hospital de Corrente.
 
Na inspeção, foram apresentados os 4 leitos de estabilização, ventiladores, bomba de infusão e respiradores. A Unidade tem ainda 16 leitos clínicos, totalizando 20 leitos, a ocupação está com um paciente em estabilização e dois pacientes em leitos clínicos. Outra questão discutida na reunião foi da ambulância, relatado que eram duas, mas que devido acidente, agora se encontra somente uma disponível para o pronto atendimento de todo o município, o que acaba utilizando erroneamente o SAMU que não cumpre esse papal de transferências para outros municípios.
 
Ficou acordado que a SESAPI providenciará ambulância no prazo de trinta dias, além de equipamentos dos leitos de estabilização para repor os equipamentos que foram retirados, também no prazo de trinta dias. O encaminhamento pela SESAPI para o Hospital de Corrente de cinco circuitos de reservas para os ventiladores, o presidente do CREFITO junto ao diretor do hospital solicitaram autorização para a contratação imediata de dois fisioterapeutas e a realização de capacitação de profissionais de fisioterapia, mediante o contato da direção do Hospital com o Crefito para que seja viabilizada a capacitação.


Fonte: Inspeção, Reunião, Fiscalização, Crefito14.