Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 19:18h

Parabéns a todos os Especialistas em Fisioterapia Respiratória, todo nosso reconhecimento, por cuidar, reabilitar e transformar a vida de quem precisa!

Publicado em: Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, 09 de dezembro, comemora-se o dia do Especialista em Fisioterapia Respiratória, especialidade pela nomenclatura Fisioterapia Respiratória em substituição ao termo Fisioterapia Pneumo Funcional anteriormente estabelecido na Resolução nº. 188, de 9 de dezembro de 1998 e determina outras providências. ​A Fisioterapia Respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações. 

Os especialistas em fisioterapia respiratória utiliza técnicas de higiene brônquica (drenagem postural, percussão ou "tapotagem", compressão torácica e aspiração naso/oro traqueal se necessário), manobras de reexpansão pulmonar e também alguns recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente (RPPI), Treinamento muscular respiratório, pressão expiratória positiva (PEP),oscilação oral de alta freqüência (Flutter, Shaker), Cough Assist e Treinamento Muscular Respiratório para, assim, reabilitar a quem precisa.

Parabéns a todos os Especialistas em Fisioterapia Respiratória, todo nosso reconhecimento, por cuidar, reabilitar e transformar a vida de quem precisa!


Fonte: #crefito14#diadoespecialistaemterapiarespiratoria#fisioterapiarespiratoria #fisioto#fisioterapia