Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 08:20h

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Publicado em: Quarta-feira, 05 de Maio de 2021, 19:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado anualmente, em 05 de maio, foi criado para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. 

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado. Apesar de sua importância para uma série de tratamentos de saúde, o uso excessivo dessas substâncias pode gerar efeitos colaterais, tanto a longo quanto a curto prazo. Fazer uso de medicamentos de forma irracional significa, entre outras coisas, consumir essas substâncias sem necessidade.

É de grande importância esclarecer alguns critérios de segurança no uso, tais como: caso se sinta mal ou suspeite de Reações Adversas a Medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde; Evite a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso; use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;  descarte e armazenamento adequados, em coletores próprios, não utilize remédios vencidos; não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.


Fonte: Medicamentos, uso racional, crefito14.