Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 08:04h

O CREFITO-14 parabeniza o trabalho árduo do SINFITO-PI. E agradece ao Dep. Fábio Novo. O CREFITO-14 APOIA! Vamos Juntos!

Publicado em: Terça-feira, 14 de Dezembro de 2021, 18:00h - Por: Ascom CREFITO -14

 

Olá, colegas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí. É necessário o reconhecimento do trabalho de profissionais que sempre estiveram na linha de frente e, em especial, da saúde do Piauí. Em 2015, o Piauí foi destaque nacional como um dos primeiros estados a adotar um piso salarial por lei no Brasil. O projeto de lei do piso salarial foi apresentado pelo deputado Fábio Novo com valor de R$ 2.500,00. Naquela época tínhamos registros de menor número de profissionais com carteira assinada e com salários abaixo de 800 reais. Começamos a perceber uma evolução salarial até 2018 quando tivemos a queda por uma ação no STF. A luta continuou! 

Em 2021! A pandemia deu visibilidade aos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. A população conheceu melhor nossa atuação em diversas áreas da saúde. Na prevenção, na reabilitação, na promoção e tratamento de doenças! Temos dados que 55% dos fisioterapeutas no Piauí estão com salários abaixo de 2.000,00 e que 77% dos profissionais são mulheres, 60% moram com os pais e 52% precisam de ajuda para manutenção das suas despesas. Muitos profissionais precisam ter mais de 3 locais de trabalho para ter o mínimo de dignidade, as mulheres acabam sofrendo mais por conta da sua jornada tripla. 

O sindicato dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí realizou atualização do piso salarial baseado na última lei estadual. E, após estudos e justificativas baseadas em entidades como Dieese e FGV, apresentou ao deputado Fábio Novo uma nova proposta de Piso Salarial. 

O deputado Fábio Novo apresentou o Projeto Indicativo de Lei ao Governador Wellington Dias que dispõe sobre o Piso Salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí. O valor mínimo foi de 3.653,30 (três mil seiscentos e cinquenta e três reais e trinta centavos). O valor será discutido em todo trânsito do projeto. Sabemos que não é o ideal, mas é recomeço para abrir esse importante debate. Após apreciação do Governo, o projeto deverá ser devolvido para a Assembleia Legislativa do Piauí e ocorrerá todos os ritos necessários.

Queremos parabenizar o trabalho árduo do SINFITO-PI. Agradecemos ao dep. Fábio Novo. O CREFITO-14 APOIA! Vamos!


Fonte: #crefito14