Domingo, 05 de Maio de 2024, 02:03h

Ministério da Saúde divulga diretrizes para equipes multiprofissionais na atenção primária

Publicado em: Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023, 11:00h - Por: Redação

Com a retomada do financiamento federal das equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde (APS), as eMulti, o Ministério da Saúde traz diretrizes na Nota Técnica nº 10 para auxiliar na reorganização nos territórios, incluindo a operacionalização, implantação e efetivação do processo de trabalho. As eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes APS.

O atendimento multiprofissional vem para apoiar a capilaridade da atenção primária, reforçando seu potencial para solucionar a maioria dos problemas de saúde da população. Com a assistência de algumas especialidades nas unidades básicas de saúde (UBS), espera-se superar o desafio das filas de espera para atendimento.

De acordo com os dados do Sistema de Regulação (Sisreg), dentre as 10 especialidades com a maior procura são cardiologia, psicologia, psiquiatria, ginecologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Segundo a coordenadora de ações interprofissionais do Departamento de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Cain/Desco/Saps), Olivia Medeiros, é um desafio lidar com a tripla carga de agravos, onde a demanda de crônicas convive com a de doenças infecciosas e causas externas.