Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 22:46h

Mês de conscientização sobre a Saúde Mental. #JaneiroBranco

Publicado em: Sábado, 01 de Janeiro de 2022, 00:30h - Por: Redação

A campanha Janeiro Branco é um pacto social pela saúde mental. Quem cuida da mente, cuida da vida. Informe-se e não tenha medo de pedir ajuda.

Durante todo o mês de janeiro é ressaltado uma ação de grande importância, a Campanha Janeiro Branco que aborda a conscientização da Saúde Mental, um assunto importante e muitas vezes negligenciado. E as ações da campanha focam na saúde emocional da população. Iniciada em 2014, com objetivo de investir em psicoeducação, para que a população passe a ter consciência de suas emoções e saiba como identificar os problemas psicológicos, de forma a se prevenir e evitar que se tornem algo mais grave no futuro. Assim, as pessoas deixam de encarar o tema de saúde mental como tabu e também passam a procurar ajuda, como as terapias, se necessário.

O Laço Branco que representa a campanha se torna símbolo de paz e recomeço, com o propósito de incentivar a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos.  Com o início de um novo ano é momento certo que as pessoas estabeleçam objetivos, metas e para alcançar o que almejam, e por meio da campanha é uma forma de repensar de forma diferente, assim, diminuindo os grandes casos de depressão, e o ritmo preocupante diário, pois a melhor remedio para uma saúde mental estável é com a utilização do diálogo tanto no âmbito familiar quanto no trabalho. 

A atuação do Fisioterapeuta no âmbito da saúde mental tem o objetivo oferecer ao paciente/cliente a manutenção do estado de saúde e concomitantemente a reabilitação de sua capacidade funcional, restaurando sua integridade física, social e mental, proporcionando com isso um aumento na independência e qualidade de vida do indivíduo. 

A Terapia Ocupacional, na atenção em saúde mental, contribui no planejamento do tratamento e intervenção, acolher a pessoa, promover, prevenir e restaurar a saúde mental em qualquer fase do cotidiano da vida.

#crefito14 #saudemental