Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 06:24h

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais farão curso para reabilitação de bebês com microcefalia

Publicado em: Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016, 19:31h - Por: Redação
O Ministério da Saúde lançou, nessa quarta-feira (13), as Diretrizes de Estimulação Precoce para bebês com microcefalia.  Esta diretriz orienta as equipes da atenção básica e especializada para reabilitação de crianças de 0 a 3 anos quem tenham sido diagnosticadas com a doença.

O objetivo é capacitar, pelo menos, 7.525 profissionais, entre eles Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, para atuar neste trabalho. As diretrizes abordam aspectos relacionados ao desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e da linguagem das crianças.

Na Atenção Básica, o material é destinado às Unidades Básicas de Saúde, Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Já na Atenção Especializada, ele é destinado à atenção domiciliar, hospitalar, ambulatórios de especialidades e centros de reabilitação.

O material auxiliará o profissional de saúde na elaboração de um programa de estimulação precoce que possibilite um melhor desenvolvimento da criança com microcefalia, em especial até os três anos, período de maior resposta aos estímulos. Por exemplo, em uma criança com deficiência visual é possível fazer a estimulação a partir do uso de objetos luminosos em local escuro e também colocá-la para rolar a partir do seguimento visual do objeto.

CAPACITAÇÃO

O Ministério da Saúde prepara o lançamento de um curso à distância para capacitar profissionais de saúde que vão atuar na estimulação precoce. O curso será ofertado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, entre outros profissionais que trabalham com estimulação precoce e que atuam nos diversos serviços da Rede SUS (Atenção Básica e Especializada), como os ligados aos NASF e os Centros Especializados em Reabilitação, que serão certificados após a conclusão do curso.

Fonte: Ministério da Saúde