Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 20:03h

Fevereiro Roxo: Mês de conscientização à Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

Publicado em: Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 10:11h - Por: Lorena Morais
Pablo Veras

Fevereiro Roxo foi uma campanha criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. A campanha além de dar visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. Entender as questões relacionadas a doenças graves é importante para cuidar da sua saúde e ajudar a conscientizar as pessoas que você conhece.
 
As patologias, Lúpus, a Fibromialgia e a doença de Alzheimer são três condições bem diferentes entre si, mas apresentam um ponto em comum: são incuráveis. Portanto, todas devem ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados. A campanha Fevereiro Roxo é de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce. O objetivo é permitir que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida mesmo convivendo com alguma dessas condições. Além disso, todas as três doenças apresentam sintomas iniciais que são relativamente inofensivos. Na maioria dos casos, o único sinal visível do Lúpus é a vermelhidão na pele.
 
O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A doença é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas. A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas, formigamento nas extremidades do corpo. O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo. Diagnóstico precoce, tratamento eficaz resulta em qualidade de vida. Trate!


Fonte: Campanha, conscientização, patologia, combate.