Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 13:10h

Dia Mundial do Rim. Trate!

Publicado em: Sábado, 13 de Março de 2021, 13:02h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, 11/03, o Dia Mundial do Rim, data instituída pela International Society of Nephrology (ISN) tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.

A Doença Renal Crônica (DRC) está associada a duas doenças de alta incidência na população brasileira: hipertensão arterial e diabetes. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

A progressão lenta da doença permite que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Por isso, muitas vezes, a doença não manifesta sintomas até que haja um comprometimento grave dos rins, com perda de até 90% de sua função. Não existe cura para a doença renal crônica, embora o tratamento possa retardar ou interromper a progressão da doença e impedir o desenvolvimento de outras condições graves. Nos casos mais extremos pode ser necessária a realização de diálise ou transplante renal, como terapêutica definitiva de substituição da função renal. O primeiro passo é prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial e controlar a diabetes. Trata-se!


Fonte: Conscientização, Dia do Rim, crefito14.